top of page

Blog de pesquisa científica


Você sabia que é possível estudar o crescimento de microalgas usando um sistema simples, mas super engenhoso? Pois é exatamente isso que os pesquisadores do LaBioCat estão desenvolvendo!


Eles montaram um sistema de cultivo por borbulhamento capaz de manter até 16 cultivos de microalgas ao mesmo tempo. O sistema utiliza tubos de reação, mangueiras de silicone e tubos de polipropileno, por onde é injetado ar comprimido. Esse borbulhamento garante a circulação do meio e a oxigenação das culturas, criando condições ideais para o crescimento das microalgas.


E não para por aí! 🌞

Como a luz é essencial para a fotossíntese, os pesquisadores também mediram a radiação fotossinteticamente ativa em diferentes pontos do sistema, garantindo que todas as culturas recebam a quantidade adequada de iluminação.


Esse sistema será utilizado em pesquisas que investigam o crescimento de microalgas em águas residuais, tanto em autohidrolisados quanto em águas residuais brutas. A ideia é buscar formas sustentáveis de reaproveitar resíduos e, ao mesmo tempo, produzir biomassa com potencial ambiental e biotecnológico.




 
 
  • Foto do escritor: mfranco6
    mfranco6
  • 26 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura


Em 2025, produzimos conhecimento, inovação e ciência. Foram artigos publicados, capítulos, patentes e muito trabalho coletivo que reforçam nosso compromisso com a pesquisa! ✨️❤️


Em 2026 tem mais!

 
 
  • Foto do escritor: mfranco6
    mfranco6
  • 22 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura


Com muita felicidade compartilhamos que nossa IC Beatriz Aguiar, sob orientação da Profª Julieta Rangel, levou o prêmio de "Melhor trabalho de Iniciação Científica da UESC" na área de Exatas, durante o 31º Seminário de Iniciação Científica e 12º Simpósio Acadêmico da UESC, com o seu trabalho "Caracterização da enzima beta-glicosidase a partir do Penicillium roqueforti ATCC 10110"


Parabenizamos Beatriz por sua premiação e pela sua dedicação no decorrer da pesquisa! 👏


Que venham muito mais conquistas! 🚀👏

 
 
bottom of page