Economia Circular: entenda o conceito e conheça a sua aplicação no LaBioCat
- mfranco6
- 16 de jul.
- 2 min de leitura

O atual modelo econômico é conhecido como produção linear. Nesse modelo, os recursos são extraídos da natureza, transformados em bens e serviços, vendidos, utilizados e, por fim, descartados. No entanto, este ciclo gera uma demanda excessiva por novos recursos naturais e a produção de grandes volumes de resíduos, contribuindo para a degradação ambiental.
Nos últimos anos, um novo modelo tem ganhado visibilidade: a Economia Circular. Ao contrário da lógica linear, a Economia Circular busca desenvolver mercados que ofereçam incentivos à reutilização de produtos, evitando o descarte. Nesse sistema, resíduos como roupas usadas e materiais industriais são reintegrados à economia. Assim, é gerado menos impacto ambiental e promove-se o uso inteligente dos recursos disponíveis.
Aqui no LaBioCat, aplicamos os princípios da Economia Circular em diversas pesquisas, transformando resíduos agroindustriais em produtos de alto valor agregado, como:
Biocombustíveis;
Embalagens biodegradáveis;
Carvão ativado.
A Economia Circular na prática
Um estudo desenvolvido por pesquisadores do LaBioCat demonstra como seguimos os princípios da Economia Circular na prática. Ao invés de descartar a casca da amêndoa do cacau, resíduo comum da indústria do chocolate, os pesquisadores encontraram uma forma de reaproveitá-la. Esse material foi utilizado para produzir nanopartículas de prata (AgNPs) por meio da síntese verde. Essa técnica utiliza compostos naturais no lugar de substâncias químicas tóxicas, tornando o processo mais ecológico e seguro. As nanopartículas obtidas a partir da casca da amêndoa do cacau foram testadas contra alguns patógenos transmitidos por alimentos, como Escherichia coli e Salmonella, apresentando alta eficácia no combate a esses microrganismos.
Esse estudo mostra como é possível transformar problemas em soluções sustentáveis, agregando valor a resíduos e promovendo inovação com responsabilidade ambiental.
Quer saber mais sobre esse artigo? Acesse aqui: “Cocoa Bean Shell Wastes for the Green Synthesis of Silver Nanoparticles with Antimicrobial Activity Against Foodborne Pathogens Activity Against Foodborne Pathogens”
Explore nosso site e conheça outras pesquisas desenvolvidas no LaBioCat!
Se quiser saber mais sobre como desenvolvemos pesquisas alinhadas aos princípios da Economia Circular, assista esse vídeo do canal do YouTube do LaBioCat.







Comentários