Projetos de Pesquisa Científica
Em andamento
2024 - Atual
Biomassa lignocelulósica com fonte alternativa para a produção de HidroBiochar e sua aplicação na produção sustentável de mudas de cacau.
Descrição:
Um dos principais desafios da cacauicultura é à destinação adequada e a obtenção de produtos com valor agregado de resíduos gerada por esta atividade, principalmente as cascas do cacau após a retirada das amêndoas. Uma alternativa para esse desafio é a conversão desse resíduo em bioenergia, através da carbonização hidrotérmica, resultando em hidrobiochar. O hidrobiochar vem sendo utilizado na agricultura, como condicionante de solos e para o crescimento de plantas. Assim, o objetivo deste projeto será a produção do hidrobiochar de casca de cacau inoculado com microrganismos promotores de crescimento em plantas (MPCP) e sua aplicação na produção de mudas de cacau. Espera-se que ao final desse projeto, gerar uma tecnologia que reduzirá impacto ambiental relacionado ao descarte inadequado das cascas, transformando-as em um recurso valioso. Além disso, espera-se que esse novo produto quando usado na produção de mudas, essas apresentem melhor crescimento e desenvolvimento radicular aprimorado, resultando em plantas mais robustas e produtivas. Com isso, a produção e o uso de hidrobiochar é uma solução economicamente viável para produtores de cacau, proporcionando benefícios tanto econômicos quanto ambientais.
Projeto aprovado no edital Grapuinidades/UESC 133/2024. Termo de Outorga n 28/2024. Valor financiado: R$ 30.000,00..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marcelo Franco - Integrante / José Augusto Gomes Aevedo - Coordenador / Erik Galvão Paranhos da Silva - Integrante / Eduardo Gross - Integrante / Rachel Passos Rezende - Integrante / Marcelo Schuramm Milke - Integrante / Miria Cristina Pereira Fagundes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.




